Xamã e Yamí – TREINO

Ventania
outubro 14, 2018

Xamã e Yamí – TREINO

O treino de animais por meio de técnicas do condicionamento operante é uma prática que tem sido cada vez mais utilizadas com animais em cativeiro, em razão de possibilitar a realização de procedimentos (sejam de manejo ou clínicos) de forma segura e menos estressante para os animais e para os profissionais envolvidos. Além disso, vários estudos mostram que o condicionamento também pode elevar o bem-estar dos animais, inclusive melhorando a relação entre o indivíduo treinado e os demais animais com os quais convive.

O vídeo apresenta uma etapa do treinamento para coleta de sangue de onças pintadas, que consiste na dessensibilização da cauda quanto à manipulação. Na sequencia, os treinos envolverão simulação dos passos que fazem parte da coleta e dessensibilização quanto ao furo realizado com a agulha. Ao final das etapas, será possível realizar coletas de sangue sem que os animais estejam sedados.

O indivíduo está recebendo os comandos da treinadora que está do lado oposto ao que aparece no vídeo, ao responder com o comportamento esperado o animal recebe pequenos pedaços de carne, oferecidos com uso de uma pinça longa. O treino consiste em levar a onça a assumir a posição mais adequada para que a cauda seja gentilmente puxada para fora. A partir daí o necessário é manter essa situação pelo tempo necessário para os procedimentos. Após a coleta, há uma recompensa maior, com um grande pedaço de carne oferecido, o que encerra a atividade de maneira positiva para o animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DOE AQUI