Conversa  com a presidente
setembro 27, 2018
Shiva
outubro 14, 2018

Potira

Potira- puma concolor fêmea

Potira também demorou cerca de um ano para chegar ao Nex. Estava em Manaus mas precisaríamos pagar a caixa de transporte e o frete aéreo, Naquela época, não tinha como. Então, houve um movimento de ajuda do Clube do Peixe-Boi com a Whispa e conseguiram patrocinar a vinda dela para o Nex. O histórico é que foi encontrada com o irmãozinho, boiando em um tronco e ,no final das contas, só ela sobreviveu. Sempre convivemos com histórias fantasiosas que encobrem crimes. Muito mais provável a mãe ter sido morta pelas mesmas pessoas que pegaram os filhotes. O machinho não resistiu e Potira foi entregue à Polícia Ambiental e depois ao CETAS.

Chegou ao Nex em 30/09/2003 e sua principal característica é adorar ficar nos galhos das mangueiras. Chega a dormir pendurada neles! Potira era uma filhota e nos deu muita oportunidade para conhecer a espécie. Como gostava de correr, era inquieta, escalava tudo e todos e, mesmo naquela idade, tinha força concentrada na mandíbula e nos membros. São abraços de derrubar qualquer um, com mordidas e unhadas sem piedade. 

As pardas são muito mais agitadas que as onças pintadas , correm muito e saltam   3,5 metros de altura, facilmente. Comprovamos esta capacidade em experimentos de enriquecimentos feitos no Nex.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DOE AQUI